
Influenciada por diversos fatores, a lastragem de tratores agrícolas é um procedimento essencial para melhorar a eficiência do maquinário em campo. Entre os ajustes fundamentais para o melhor desempenho operacional do trator, a lastragem se destaca como uma das práticas mais relevantes, pois gera economia e aumenta a eficiência.
Apesar de ser relativamente conhecida, a lastragem ainda é pouco aplicada por boa parte dos produtores rurais, muitas vezes por falta de conhecimento sobre seus benefícios reais. Pesquisas indicam que, quando a lastragem é realizada de forma correta, essa técnica melhora significativamente a tração do trator agrícola e reduz o consumo de combustível. Em um cenário de altos custos de produção e busca constante por redução de gastos, a lastragem se apresenta como uma ótima alternativa. A seguir, explicamos como aplicar esse procedimento de maneira eficiente e segura. Boa leitura!
O que é lastragem de tratores agrícolas?
A lastragem é um tipo de calibragem do trator agrícola que deve considerar o peso do equipamento, a configuração do rodado, o tipo de implemento utilizado e as condições do solo. O objetivo é alcançar a massa ideal nas rodas motrizes, garantindo maior aderência ao solo. Em resumo, o lastro corresponde à relação entre o peso e a potência do trator. Como somente as rodas motrizes fornecem tração, é essencial distribuir o lastro de forma adequada entre os eixos dianteiro e traseiro. Essa distribuição é influenciada pelo tipo de tração (duas ou quatro rodas) e pelo modo de acoplamento do implemento (puxado, semi-montado ou montado).
A lastragem tem como principais objetivos aumentar a tração e a estabilidade tanto do trator quanto do implemento, contribuindo também para reduzir o risco de tombamento. Um lastro bem dimensionado proporciona maior vida útil dos pneus, melhora o rendimento das operações e reduz a patinagem e o consumo de combustível. Por outro lado, o excesso de lastro ou uma distribuição desequilibrada entre peso e potência pode comprometer o desempenho do trator. Isso pode levar a um consumo elevado de combustível, desgaste acelerado das peças, falhas mecânicas recorrentes, atrasos nas operações e aumento dos custos com manutenção.
Tipos de lastragem de tratores agrícolas
Existem dois tipos principais de lastragem de tratores agrícolas: a líquida e a sólida. Ambos os métodos devem seguir orientações técnicas e considerar também as recomendações específicas do fabricante do trator.
Lastragem líquida
Na lastragem líquida, utiliza-se água pura ou misturada com aditivos anticongelantes, por meio das válvulas de calibragem dos pneus do trator, de modo a enchê-lo com 25%, 40%, 50%, 60% ou 75% do líquido. Para cada nível, devem ser seguidos os procedimentos:
- 25%: o bico do pneu deve ficar na parte inferior (rente ao solo);
- 40%: o bico do pneu fica na posição inferior, formando um ângulo de 45º com o solo;
- 50%: o bico do pneu fica na posição mediana;
- 60%: posicionar o bico do pneu na parte superior, de modo a formar um ângulo de 45º com a superfície do solo;
- 75%: o bico do pneu fica na parte superior.
Essa operação deve ser feita com o auxílio de um macaco hidráulico, girando o pneu cuidadosamente até a altura correspondente ao percentual de enchimento. É essencial observar a diferença entre pneus radiais e diagonais: os radiais devem ser preenchidos 40% somente em casos especiais e com recomendação do fabricante. Já nos pneus diagonais, devem ser observados o máximo de 75% do volume do pneu para não eliminar as propriedades de flexão e amortecimento.
Lastragem sólida
Já a lastragem sólida é feita por meio da instalação de discos metálicos de ferro fundido nas rodas traseiras ou placas metálicas na dianteira do trator, no chassi. Embora a lastragem líquida seja mais acessível, essa opção é considerada a mais precisa. Os pesos metálicos estão disponíveis em diferentes tamanhos, permitindo melhor controle da distribuição do peso no trator. Com isso, as placas de ferro fundido são colocadas na dianteira do trator, ajudando a compensar o peso transferido para a traseira pelo uso do implemento, aumentando a eficiência da tração.
Tratores com tração dianteira auxiliar (TDA) tem maior eficiência com o peso na parte frontal, enquanto modelos sem TDA tendem a melhorar a dirigibilidade com esse tipo de ajuste. Em ambos os casos, é indispensável calcular corretamente o peso adicionado. Veja a seguir como fazer esse cálculo.
Como calcular o lastro do trator agrícola
O cálculo do lastro depende da massa bruta total do trator somada à quantidade correta de peso adicional, considerando o tipo de tração, seja em duas rodas, com assistência na dianteira ou tração nas quatro rodas, e a velocidade de deslocamento.
A lastragem está diretamente relacionada ao índice de patinagem dos pneus. Para avaliar se o lastro está adequado, observe as marcas deixadas no solo pelas rodas motrizes. O ideal é que o índice de patinagem fique entre 10% e 15% em tratores agrícolas 4×2 e entre 8% e 12% nos tratores 4×4. Para determinar o lastreamento, recomenda-se iniciar com a quantidade mínima de peso para a tarefa e ir ajustando conforme a necessidade de desempenho. Os níveis de lastreamento variam de acordo com a velocidade operacional:
- Leve: 8,7 km/h;
- Médio: 7,7 km/h;
- Pesado: 7,2 km/h.
Se o trator atinge 8,7 km/h ou mais com esforço total, é possível operar sem lastreamento. Já para o nível médio (plantio ou grade niveladora), o recomendável é entre 7,7 a 8,7 km/h para o trabalho a plena carga. O lastreamento pesado deve ser usado somente em implementos que requerem tração a plena carga, com menos de 7,2 km/h, a exemplo de subsoladores profundos.
Peso e potência na lastragem do trator agrícola
Várias variáveis influenciam a força potencial do trator, entre elas:
- Carga sobre as rodas motrizes (peso do trator, implemento, lastro e regulagens de acoplamento);
- Tipo de contato entre o pneu e o solo;
- Área de contato com o solo;
- Pressão dos pneus;
- Formas e dimensões do rastro;
- Condição física e textura do solo.
A força de tração não deve ultrapassar 60% do peso total do trator mais a carga adicional. A relação entre força e peso, expressa em kg/kW, é calculada com base na potência nominal do motor. Quanto maior a força de tração, mais significativa será a necessidade de lastro. Para preservar o sistema mecânico de transmissão, em operações com baixa velocidade e alta demanda de tração, a relação recomendada é de 60 kg/kW. Já em tarefas de menor demanda de tração e maior velocidade, essa relação pode ser de 35 kg/kW.
Conclusão
A lastragem de tratores agrícolas está diretamente ligada à gestão eficiente da propriedade rural. Essa prática proporciona maior economia de combustível, aumento da vida útil dos pneus e melhor desempenho nas operações agrícolas com o trator.No entanto, é essencial realizar a lastragem com precisão e escolher o método mais adequado ao tipo de trator, implemento e pneu utilizado. Em caso de dúvidas, consulte um especialista em pneus da Agrobill para ter a orientação correta.